HISTÓRIA DO SINDEHOTÉIS

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia Em Empresa de Refeições Coletivas, em Empresas de Turismo em Casas de Diversões de São Luis, São José de Ribamar Raposa e Paço do Lumiar/MA.

Com 73 anos de existência, O SINDEHOTÉIS/MA. Tem sua própria trajetória marcada pela atuação em todas as frentes que sua finalidade exige, procurando sempre dignificar a categoria que representa.
                            Fundado em 22 de Setembro de 1938, reconhecido em 27 de Janeiro de 1939 pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio. O Sindehotéis, esta localizado na Av. Jerônimo de Albuquerque sala 202 Casa do Trabalhador retorno do Calhau em São Luis/MA.  É reconhecido pelos seus serviços de utilidade pública. E abrange uma categoria de aproximadamente 30 mil trabalhadores em: Hotéis, Motéis, Apart-hotéis, Flats Residence, Hotéis Residence, Hospedarias, Pousadas, Pensões; em Bares, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Casas de Chá, Sorveterias, Cafés, Botequins, Lanchonetes, Fast-foods, Barracas de Praia; em Empresas de Refeições Coletivas, Cozinhas Industriais, Refeições Convênio; em Empresas de Turismo; em Casas de Diversões, Casas de Shows, Danceterias, Boites, Clubes; em Lavanderias que atuem no segmentos na Base Territorial do Município de São Luis, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar MA.

O Sindehotéis já passou por varias administrações, a primeira foi a do Senhor  Haroldo Silva.  Popularmente conhecido como (ESPICHA), que administrou a entidade por mais de 50 Anos, A Segunda gestão foi do Senhor Milton Dias Rocha Filho, popularmente conhecido com (MILTINHO), que administrou por 12 anos, e o terceiro foi o senhor José Silva Sousa, que administrou por 03 anos.   Somente em 2001 uma nova diretoria assume a direção é muda toda trajetória de vida da entidade, encabeçada por uma mulher ANA MENDONÇA SILVA conhecida como (ANINHA), juntamente com uma diretoria coesa e, sobretudo compromissada com a categoria juntos traçaram novos objetivos na sua administração: Construíram, ampliaram e reformaram salas, implantaram o atendimento medico, obstétrico e ginecológico; reativaram o serviço odontológico; criaram a marca SINDEHOTÉS, adequaram o estatuto ao novo código Civil, sanaram débitos encontrados, registraram os livros de atas no cartório de titulo documentos e atualizaram o cadastro da entidade junto ao MTE, criaram o  jornal informativo da entidade, contrataram funcionários, informatizaram e motorizaram a entidade, criaram o departamento  jurídico com plantões aos trabalhadores e associados e categoria. A atual diretoria reassumiu o Sindicato em 20 de Junho de 2011 já no 4ª mandato vem demonstrado capacidade na administração cada vez mais trabalhando com transparência, honestidade e competência O Novo tempo do SINDEHOTÉIS prova que a preocupação da diretoria entidade “UNIDOS e FORTALECIDOS”, é avançar cada vez mais, tanto nas lutas por melhores salários e condições de trabalho, como na ampliação das opções de benefícios e prestação de serviços para toda a família dos associados e trabalhadores da categoria em geral.


                                                        ANA MENDONÇA SILVA
                                                              PRESIDENTE